Skip to main content
CLIMATE REALITY LEADERSHIP TRAINING IN ROME/A ROMA Apply/Iscriviti ->

Antigo Vice-Presidente dos E.U.A. Al Gore e o Climate Reality Project treinarão Campeões do Clima no Sul da Europa

SHARE

O Climate Reality Project, uma organização climática sem fins lucrativos e fundada pelo antigo Vice-Presidente dos E.U.A. Al Gore, tem orgulho em anunciar o seu 56º treino de Liderança em Realidade Climática (Climate Reality Leadership Training), a ocorrer em Roma, Itália, durante os dias 28 a 30 de Junho de 2024.

Este treino oferece aos seus participantes a oportunidade de aprender sobre a mais recente ciência sobre a crise climática, que está a provocar ondas de calor mortíferas, tempestades mais fortes, entre muitos outros impactos no Sul da Europa. Igualmente importante, os participantes irão ouvir sobre as soluções já hoje disponíveis. Irão também aprender sobre como combater a desinformação propagada pelos interesses dos combustíveis fósseis e como tomar ação para construir um futuro melhor, alimentado por energia limpa. Ao participarem neste treino, os participantes irão juntar-se ao Climate Reality Leadership Corps, o núcleo da rede global Climate Reality Project de 3,5 milhões de apoiantes e líderes para a mudança pelo mundo inteiro.

A decorrer na sequência de umas eleições europeias determinantes e numa paisagem política em mudança, este treino irá acolher uma leque diverso de participantes, incluindo ativistas climáticos, líderes empresariais, representantes governamentais, representantes da sociedade civil e indivíduos comprometidos em desenvolver um futuro sustentável. Ao longo de dois dias e meio, os participantes irão envolver-se numa exploração compreensiva da crise climática e das soluções disponíveis e acionáveis.

“Estamos a juntar pessoas de todo o Sul da Europa que se preocupam com a crise climática porque sabemos que ação neste assunto tão crítico não pode esperar. Das ondas de calor extremas à escassez de água e às cheias mais intensas e frequentes, os impactos climáticos já estão a afetar milhões nesta região.”, disse o fundador e chairman do Climate Reality Project e antigo Vice-Presidente dos E.U.A. Al Gore. “Este treino irá cultivar uma comunidade de líderes, equipados com o conhecimento e os recursos para defenderem soluções impactantes.”

Os participantes terão a oportunidade de ouvir diretamente de Al Gore, ganhar conhecimento sobre os impactos climáticos e as soluções específicas para a Europa do Sul e para a região mais alargada do Mediterrâneo, assim como aprender estratégias eficazes de advocacy para provocar mudança. Através de discussões dinâmicas de paineis, workshops de capacity-building e sessões de networking, os participantes irão ganhar conhecimento prático e competências por parte de especialistas em clima e ativistas fervorosos de toda a região.

Gosia Rychlik, Diretora Regional, The Climate Reality Project Europe disse: “Tendo um percurso no setor empresarial, o treino Climate Reality Project Leadership foi um ponto de viragem na minha vida e levou a minha defesa pelo clima ao próximo nível. Desde que me juntei ao movimento, aprofundei o meu conhecimento sobre a crise climática, isto é, sobre os fatores que contribuíram para esta crise, as soluções existentes e as maneiras mais eficazes de tomar ação. Juntei-me a uma rede de pessoas apaixonadas, com quem posso aprender, e onde posso agir a um nível local e regional - desde defender uma transição energética justa em regiões dependentes de carvão no meu país, a Polónia; a ajudar a moldar os objetivos climáticos para 2040 da União Europeia; a tornar-me diretora da região da Europa para o The Climate Reality Project. Encorajo qualquer pessoa que esteja à procura de se tornar mais ativa dentro do movimento climático a inscrever-se para este treino, que vos dará inspiração, conhecimento, ferramentas e a rede que precisam para alcançar um impacto real na vossa comunidade e no mundo.”

José Pedro Fernandes, doutorando, Universidade do Minho, Líder de Realidade Climática acrescenta: “O treino do The Climate Reality [Project] teve um impacto profundo na minha vida. Inspirou-me a embutir sustentabilidade no centro dos meus estudos em engenharia mecânica e a prosseguir um doutoramento em tratamento sustentável de águas - um dos desafios críticos que enfrentaremos nas próximas décadas com a crescente escassez de água. Agora falo também frequentemente a grupos de todas as idades e percursos de vida para partilhar o meu conhecimento e inspirar ação. Estou muito entusiasmado por poder ser mentor no próximo treino e, portanto, encorajo toda a gente a inscrever-se e a ouvir este conjunto fantástico de oradores!”

Adicionalmente, o evento irá contar com um conjunto distinto de oradores que deram contributos notáveis para a ação climática, incluindo:

  • Antigo Vice-Presidente dos E.U.A. Al Gore, Fundador e Chairman, The Climate Reality Project
  • Phyllis Cuttino, Presidente e CEO, The Climate Reality Project
  • Bruno Basso, Professor, Universidade Estatal do Michigan; Co-Fundador e Cientista-Chefe, CIBO
  • Shooka Bidarian, Correspondente de Ambiente; Produtora de Documentários
  • Alice Casiraghi, Designer de Economia Circular; Conselheira, Circular Food Systems
  • Cristina Cava, Coordenadora de Projetos, The Porto Protocol; Fundadora, Casa de Algar
  • Giulia Giordano, Coordenadora de Programas Internacionais, ECCO
  • Silvia Gugu, Especialista Sénior em Governança, Cidades Neutras em Clima, ICLEI Secretariado Europeu
  • Wopke Hoekstra, Comissário Europeu para a Ação Climática, Comissão Europeia
  • Matteo Lepore, Presidente da Câmara, Cidade de Bologna
  • Stella Levantesi, Jornalista Climático e Autor
  • Grammenos Mastrojeni, Secretário-Geral Adjunto Sénior, União pelo Mediterrâneo
  • Giovanni Ludovico Montagnani, Doutorado, Stati Generali dell‘Azione per il Clima
  • Laura Morosini, Diretora Europeu, Laudato Si Movement
  • Gosia Rychlik, Diretora Europeia, The Climate Reality Project
  • Caterina Sarfatti, Diretor-Geral, Inclusion and Global Leadership, C40 Cities
  • Ethan Spaner, Consultor Sénior para Políticas Internacionais, The Climate Reality Project
  • Nicolò Mascheroni Stianti, Diretor de Estratégia, Confagricoltura; CEO, Confagri Consult
  • Erin Taylor, Vice-Presidente Sénior de Campanhas e Operações, The Climate Reality Project
  • Anna Toniolo, Jornalista Freelancer
  • Antonio Tricarico, Diretor Programático, ReCommon
  • Matteo Ward, CEO e Co-Fundador, WRÅD; Vice-President, Fashion Revolution Italia

Os oradores irão aprofundar variados tópicos, incluindo sobre como construir sistemas agrícolas e cidades resilientes, identificar táticas de greenwashing e como promover uma transição justa para energia limpa acessível a todos. Os participantes aprenderão sobre construção de coligações, elaboração de campanhas e mais, de modo a dotá-los de ferramentas práticas para acionar a mudança.

O treino será conduzido tanto em Inglês como em Italiano, com serviços de tradução disponíveis, incluindo de Língua Gestual Italiana, mediante pedido.

As candidaturas estão abertas neste momento!
Visite https://www.climaterealityproject.org/rome para descobrir mais.

Sobre o Climate Reality Project

Fundado pelo Nobel da Paz e antigo Vice-Presidente dos EUA Al Gore, o Climate Reality Project está a trabalhar para desencadear uma solução global para a crise climática, ao tornar ação urgente numa necessidade a todos os níveis da sociedade. Através de um movimento global com mais de 3,5 milhões de pessoas e uma rede grassroots de líderes treinados em Realidade Climática, estamos a espalhar a verdade sobre a crise climática e a construir uma base de apoio popular para soluções de energias limpas. Para mais informação, visite www.climaterealityproject.org ou siga-nos no Twitter, Instagram, e Facebook.